terça-feira, 1 de junho de 2010

noticias

Estudantes que integram o Vale Música, projeto de inclusão social da Fundação Vale, viajam pela primeira vez à Cidade Maravilhosa, onde vão estrear no Theatro Municipal do Rio de Janeiro a ópera O Viajante das Lendas Amazônicas. Na bagagem, essa turma, formada por 131 crianças e adolescentes residentes de bairros carentes de Belém, Ananindeua, Benevides e Marituba, carregam o sonho de um futuro promissor através da música clássica. A apresentação no Rio vai acontecerá no próximo domingo e será o segundo espetáculo da série Domingo no Municipal após a reabertura do teatro, que ficou fechado para obras de restauração e modernização durante 18 meses.
As 131 crianças e adolescentes, além de outros 39 profissionais atuam no coro e na orquestra da ópera, que estreou em 2007 em Belém no Theatro da Paz. A obra infanto-juvenil tem como inspiração lendas de origem amazônica, contadas de forma bastante lúdica para agradar tanto crianças quanto adultos.
A ópera "O Viajante das Lendas Amazônicas", que já foi apresentada em teatros no Pará e em Minas Gerais é baseada no texto do poeta João de Jesus Paes Loureiro. Ela foi musicada e orquestrada pelo compositor russo Serguei Firsanov, radicado em Belém há 18 anos. A ópera dura aproximadamente uma hora e meia e está dividida em três atos. O coro é formado por 70 crianças que cantam e representam. Elas interpretam um trecho da ópera na língua indígena nhaangatu.
O Vale Música iniciou em 2000 na Grande Vitória (ES), quatro anos depois em Belém e em 2006 no município de Corumbá (MS). Hoje 800 pessoas são beneficiadas pelo projeto. Só em Belém, onde o programa tem como parceira a Fundação Amazônica de Música, são 300 jovens aprendendo música, com idades entre sete e 21 anos. Eles moram na periferia de Belém e nos municípios vizinhos de Ananindeua, Benevides e Marituba.
Somente da Orquestra Jovem Vale Música participam 70 musicistas, sendo 61 alunos do projeto social e nove músicos profissionais que atuam como professores. Antes mesmo da estreia oficial, em janeiro passado, a Orquestra se apresentou em público em ocasiões especiais. A orquestra é composta de instrumentos de cordas, percussão e sopros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário