quarta-feira, 10 de março de 2010

Ópera

Na matinê no Theatro da Paz, com entrada franca, o público se encantou com o espetáculo, integrante do programa do III Festival Internacional de Ópera da Amazônia e do projeto Vale Música.
Em pouco mais de duas horas e meia, os cantores mirins, acompanhados da soprano Dione Colares, apresentaram a ópera infanto-juvenil, com música composta e orquestrada pelo compositor russo e baseada em texto do poeta João de Jesus Paes Loureiro. Em três atos, foram contadas três lendas: Uirapuru, dos Insetos e do Tamba-Tajá. O enredo entra no mundo das lendas caboclas para contar a história do curumim numa viagem que apresenta narrativas fantásticas sobre o universo amazônico.
A diretora de Produção do festival, Nandressa Nuñez, lembrou que "O viajante das lendas amazônicas" é um exemplo raro de ópera no Brasil que valoriza as origens indígenas, além de reunir dois artistas de países distantes, o Brasil, com tradição de narrativas populares marcadas, na Amazônia, pela mitologia; e a Rússia, de conceituada tradição operística. A obra estreou em 2007, no Theatro da Paz, como destaque da primeira edição do Concertos para Belém.
O coro e a orquestra da ópera foram formadas pelos alunos do projeto Vale Música, criado pela Fundação Vale e coordenado, no Pará, pela Fundação Amazônica de Música (FAM). A encenação também marcou a segunda apresentação da nova temporada do projeto Concertos para Belém, lançado no último dia 30 de agosto e que tem patrocínio da Vale e apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet e realização da Musikart Produções Culturais. No dia 8 de novembro, a ópera será apresentada no Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília.
Emoção - Para o público presente, a apresentação encheu os olhos e ouvidos, com a apresentação de temas tão próximos da cultura local. O aposentado José Pogênio Alves e a filha, a professora Tereza Alves, saíram de Abaetetuba especialmente para assistir à ópera. "Viemos de navio. Saímos cedinho de lá e chegamos aqui exatamente para acompanhar esse espetáculo. Já tínhamos programado a viagem pela vontade de assistir a uma ópera com cara da Amazônia no Theatro da Paz. Depois, vamos aproveitar o dia na Praça da República", contou Tereza.
Para a administradora de empresas Vanessa da Cruz, o Festival de Ópera é um dos poucos programas imperdíveis em Belém atualmente. "Espero todos os anos pela oportunidade de poder acompanhar os espetáculos. Gosto da qualidade do que é apresentado. É um deleite assistir a obras dessa qualidade sem precisar sair de Belém", afirmou ela, acompanhada dos filhos Pedro e João, de 7 e 10 anos, respectivamente.
A primeira temporada do projeto Concertos para Belém aconteceu no período de julho de 2007 a agosto de 2008, quando foram apresentados 20 concertos e oito encenações da ópera "O viajante das lendas amazônicas", incluindo apresentações em Belém, no Theatro da Paz, e no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, além de Marabá, no sudeste do Pará. Na primeira edição, o projeto alcançou um público de 17 mil pessoas, apresentando, gratuitamente, à população, uma série de concertos com o melhor da música clássica de artistas internacionais, nacionais e locais, contribuindo para a formação de plateia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário